Devolução de supostas “taxas” bancárias
Golpistas vêm aplicando golpes contra aposentados e pensionistas. Como ocorre esse novo golpe: Tudo é feito por meio de mensagens pelo aplicativo de WhatsApp e ligações telefônicas, onde a pessoa é levada a acreditar que tem direito a devolução de taxas que o banco supostamente veio cobrando ao longo dos anos de seu benefício. Essa cobrança seria indevida, por isso a devolução dos valores. O golpista se identifica como funcionário do Banco Central.
Geralmente eles informam que o valor que será devolvido é alto, o que acaba chamando a atenção e interessando a pessoa. Esse valor entra na conta bancária do aposentado ou pensionista.
Mas o que realmente ocorre é que o falsário faz empréstimo em nome do segurado. Por mensagem as vítimas passam todos os seus dados e acabam autorizando a contratação de empréstimo consignado após receber um link enviado pelos golpistas.
O INSS dá dicas de como evitar golpes:
1. Observe o remetente das mensagens;
2. Não clique em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que você não conhece;
3. Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
4. Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.
Procure um Advogado Especialista em Direito Previdenciário para entender melhor seus direitos e lhe auxiliar na garantia de seus direitos junto ao INSS, Previdência Social!
Suelen Cristina De Oliveira – OAB/SC 61.012 – Advogada Previdenciária
Escritório de Advocacia Cim Advogados, Atendemos em Brusque, Itapema, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, Itajaí, Tijucas, São Joao Batista, Porto Belo Joinville, Blumenau e Região.